O turismo de experiência no Paraná-Brasil: uma análise sobre os turistas que procuram por experiências em negócios, meio urbano e esportes

  • Rodrigo Guissoni Universidade Federal do Paraná
  • Débora Gonçalves Alencar Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gândara Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Turismo, Economia da experiência, Marketing, Destinos turísticos, Brasil

Resumo

A temática a respeito da 'experiência turística' tem recebido atenção devido ao fato de a demanda estar cada vez mais exigente em busca de satisfação: antes, durante e após a viagem. Com isso, o turista pode passar a ocupar uma posição ativa, que aliado às novas tecnologias lhe permite cocriar conjuntamente aos prestadores de serviços e produtos turísticos. Assim, o propósito desse trabalho é apresentar um diagnóstico do cenário turístico paranaense associado ao posicionamento de turistas frente aos destinos e seus respetivos atrativos através do compartilhamento de suas experiências no Tripadvisor.
Para tal propósito tem-se como aporte a teoria da economia da experiência em Pine e Gilmore (1999, 2011). No que compete aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória em que se realizou levantamento e mapeamento dos 399 municípios paranaenses com seus principais atrativos. Dentro dos resultados obtidos constatou-se quais são os municípios com maior potencial à segmentação abordada, bem como a possibilidade em se estabelecer roteiros previamente para tais localidades em busca do aprimoramento da experiência e satisfação dos turistas que visitam o estado em busca de negócios, meio urbano e esportes.
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Guissoni, R., Alencar, D. G., & Gândara, J. M. (2019). O turismo de experiência no Paraná-Brasil: uma análise sobre os turistas que procuram por experiências em negócios, meio urbano e esportes. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 235-253. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20495
Secção
Artigos