A cidade do Porto enquanto destino turístico LGBTQI+

  • Natália Viana Quintão Carvalho Universidade de Aveiro
  • Diogo Matos Moleiro Universidade de Aveiro
  • Fernanda Albuquerque Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Porto, marketing, Oferta turística, Destino LGBTQI

Resumo

A cidade do Porto tem-se apresentado, ultimamente, como um dos destinos mais representativos de Portugal, devido ao seu potencial turístico e à sua diversidade. Sendo assim, esta pesquisa apresenta uma análise dos agentes da oferta turística na cidade do Porto e das estratégias de marketing utilizadas para potenciar a recetividade do destino, além de dar a conhecer o nível de satisfação dos indivíduos que visitam estes espaços, em função da oferta disponibilizada, desde alojamento, saunas, festas e eventos, bares e clubes noturnos e também circuitos LGBTQI+. O objetivo deste artigo é apresentar contributos acerca da mensuração da cidade do Porto enquanto destino LGBTQI+, através de dois tipos de análise, uma qualitativa e a outra quantitativa. A análise qualitativa, que se efetuou através de entrevistas, incidiu sobre os agentes comerciais, que foram questionados sobre a existência de marketing dirigido a este segmento onde se percebe a existência do marketing e como são praticadas as ações. Quanto à análise quantitativa, dirigida tanto à comunidade local como à visitante LGBTQI+, foram analisadas as perceções da oferta turística da cidade do Porto e as opiniões/recomendações acerca do impulsionamento do destino Porto enquanto destino LGBTQI+. Por fim, e no que diz respeito aos resultados, pode concluir-se que a cidade do Porto ainda não é um destino LGBTQI+ consolidado, apesar da diversidade na oferta.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Carvalho, N. V. Q., Moleiro, D. M., & Albuquerque, F. (2019). A cidade do Porto enquanto destino turístico LGBTQI+. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 223-234. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20492
Secção
Artigos