Turismo, património e cultura na era das redes sociais: um estudo de caso. #Viajamos para partilhar

  • Geraldine Mendes Universidade da Madeira; CITUR-UMa
  • Sérgio Jesus Teixeira Instituto Superior de Administração e Línguas-ISAL; NECE-UBI
Palavras-chave: Turismo, Cultura, Estratégia de comunicação, Fotografia digital, Redes sociais

Resumo

Este estudo é o resultado de uma investigação exploratória e descritiva, que parte de uma revisão ampla de literatura sobre o tema turismo, património e cultura na era das redes sociais. O turismo caracteriza-se como um setor que mais utiliza a imagem para se promover e atrair visitantes, especialmente por meio da partilha de fotografias e experiências nas redes sociais, exercendo assim, uma inufluência, a quando da escolha de um destino. As plataformas digitais são poderosíssimas ferramentas no relacionamento, captação e fidelização de clientes, e estando estas a influenciar cada vez mais, novos comportamentos do consumidor, obrigando a novas práticas em comunicação turística. Com este novo paradigma, as estratégias e ferramentas de comunicação e marketing tradicionais dos destinos turísticos mostram-se menos efetivas, obrigando assim à mudança do que se deve comunicar, tal como, Quando e Como. Neste sentido este estudo analisa, enquanto estudo de caso, a estratégia de comunicação e redes sociais do destino como fator motivador na escolha e intenção de visita, tal como reconhecer a importância da cultura digital e das redes sociais na projeção do patrimônio cultural enquanto fator de valorização turística. Assim, o tema abordado, faz-se muito relevante, eficaz e atual numa perspetiva empresarial, na medida em que permite às marcas perceberem como a postura dos consumidores e dos produtos pode ser afetada. Pretende-se assim contribuir e reconhecer a viabilidade e o destaque das fotografias no seio das redes sociais, através da avaliação dos produtos oferecidos e promovidos pela APM - Associação de Promoção da Madeira de um dos destinos mais consolidados e reconhecidos do mundo, ou seja, reconhecer o efeito da visualização de fotografias do destino Madeira, na sua página de Facebook Visit Madeira, através da quanticação das interações nas suas publicações.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Mendes, G., & Teixeira, S. J. (2019). Turismo, património e cultura na era das redes sociais: um estudo de caso. #Viajamos para partilhar. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 171-194. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20480
Secção
Artigos