O ensino do turismo acessível: o caso do Catálogo Nacional de Qualificações

  • Tiago Valente Associação Regional para a Promoção do Turismo Acessível nos Açores; IDITur
Palavras-chave: Ensino, Formação, Turismo acessível, Acessibilidade universal

Resumo

A temática da acessibilidade universal no turismo, também conhecido como turismo acessível, inclusivo entre outras designações e expressões existentes, está presente nos planos, discursos e apresentações das mais diversas entidades e instituições. A educação e formação no turismo em geral, e nas temáticas da acessibilidade e mobilidade universal no turismo em particular, assumem uma importância extrema na perspetiva do direito universal ao acesso aos lugares. O presente artigo analisa os cursos ligados ao setor turístico através da consulta ao Catálogo Nacional de Qualificações e das suas respetivas Unidades de Formação de Curta Duração, nomeadamente às áreas de educação e formação 811 e 812, constatando-se que, num total de 1179, cinco abordam a temática da acessibilidade universal no turismo.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Valente, T. (2019). O ensino do turismo acessível: o caso do Catálogo Nacional de Qualificações. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 159-169. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20477
Secção
Artigos