A internacionalização como fonte de vantagem competitiva: caracterização de empresas portuguesas que investem no mercado brasileiro

  • Diego dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Renata Vidart Klafke Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC
Palavras-chave: Estratégia empresarial, Internacionalização, Empresas portuguesas, Investimento Externo Direto (IED)

Resumo

A partir das rápidas transformações ocorridas nos últimos anos decorrentes do fenômeno da globalização, as empresas precisaram se adaptar o mais rápido possível às exigências e às tendências do mercado consumidor. Em meio a esse cenário, é perceptível que o processo de internacionalização de empresas passou a ser considerado como uma alternativa pelos gestores, uma vez que foi facilitado pelo aperfeiçoamento de novas ferramentas e tecnologias. Entretanto, a decisão de inserir-se no mercado internacional deve ser muito bem analisada, uma vez que o sucesso de sua implementação dependerá de diversos fatores internos e externos à organização. Através de uma revisão na vasta literatura existente sobre o assunto serão levantadas as principais razões e motivações, as quais possuem uma perspectiva estratégica, que levam uma empresa a adotar a internacionalização como estratégia corporativa. Além disso, serão explanadas as principais razões de empresas portuguesas que investem no mercado brasileiro.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Santos, D. dos, & Klafke, R. V. (2019). A internacionalização como fonte de vantagem competitiva: caracterização de empresas portuguesas que investem no mercado brasileiro. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 129-141. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20465
Secção
Artigos