Veneza portuguesa e Veneza brasileira: crescimento e consumo de cidades como produtos do turismo

  • Ramon Fortunato Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Frederico Amado de Moura e Sá Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, Planejamento urbano, Dinâmicas urbanas, Crescimento desordenado

Resumo

O estudo expõe o diálogo entre questões do planejamento urbano territorial nas cidades de Paraty (BR) e Aveiro (PT) perante a legislação urbanística, buscando analisar sua interface com o crescimento urbano e o turismo. Ambas as cidades ancoram seu marketing turístico na imagem peculiar relativo à água e aos barcos, buscando referências em Veneza. Com essa imagem, expõem-se como singulares destinos turísticos nos seus respectivos países. Com o aumento do turismo, as novas demandas e dinâmicas urbanas passam a mediar conflitos territoriais antes não expostos, como o crescimento desordenado, os congestionamentos, os problemas ambientais, a especulação imobiliária e os conflitos socioespaciais. Afinal, onde o turismo tangencia o planejamento urbano? Buscando responder a essa pergunta, o estudo é estruturado comparando estes dois destinos turísticos. O objetivo é encontrar as disparidades do ordenamento territorial quando sobrepostas as dinâmicas urbanas ocasionadas pelo turismo e pelas ferramentas de planejamento urbano territorial. O método utilizado foi a análise da legislação de maior importância e vigente em cada cidade, o exame qualitativo dos espaços urbanos, a análise em imagens de satélite, e visitas técnicas aos órgãos de gestão urbana ou troca de e-mails. Foi possível verificar que as dinâmicas urbanas são intensificadas com a propulsão do turismo, e não são acompanhadas e controladas pela legislação e pelos planos diretores urbanos. Assim, os problemas urbanos e seus impactos no espaço urbano são aprofundados mediante o aumento das demandas turísticas.

 

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Gomes, R. F., & Sá, F. A. de M. e. (2019). Veneza portuguesa e Veneza brasileira: crescimento e consumo de cidades como produtos do turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 113-127. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20462
Secção
Artigos