Tão diferentes e tão iguais: os Millennials e a mobilidade no turismo

  • Ana Castela Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, Mobilidade, Millennials, Estilos-de-vida

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer os estilos de vida da primeira geração de nativos digitais, os Millennials, portugueses, a sua mobilidade e os seus comportamentos sempre que fazem turismo. O turismo tem sido um dos motores do crescimento e do desenvolvimento económico ao nível global. Segundo a UNWTO 2018 acabou com 1, 4 bilhões de chegadas internacionais tendo sido o ano mais forte depois de 2010. A Europa atingiu o número recorde de chegadas no valor de 713 milhões com um aumento de procura de 6% relativamente ao ano anterior (UNWTO, 2019).
Estes números devem-se, em parte, à mobilidade deste grupo geracional, mobilidade esta que é, na sociedade contemporânea, como uma componente da própria vida social. Nascidos após a Revolução Tecnológica e das Comunicações, cresceram num contexto em que se dá uma mudança a que podemos mesmo chamar um novo paradigma cultural. Esta mudança traz outros estilos de vida, profundamente ligados às novas tecnologias e que são simbolicamente representados por comportamentos, palavras e rituais pelo que as identidades deixam de ser únicas e fixas e transformam-se. Se a modernidade tem por base a razão, a sociedade contemporânea põe em primeiro lugar a emoção.
Representam a geração do futuro e daí ser importante saber como se comportam, quais são os seus estilos de vida e como usam tanto a mobilidade física como a mobilidade tecnológica e virtual, pois na sociedade contemporânea, com valores diversos, a mobilidade é para os Millennials como que um 'estilo de vida'.
Para percebermos como os Millennials portugueses se deslocam e o que procuram utilizámos um questionário que foi aplicado online, tendo sido respondido por 269 indivíduos.
Deste estudo podemos concluir que esta geração portuguesa tem realmente comportamentos e estilos de vida diferentes mesmo dentro da sua própria geração e usam a cidade, enquanto turistas, de uma maneira distinta, optando preferencialmente por um turismo baseado em experiências ou seja um turismo experiencial.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Castela, A., & Costa, C. (2019). Tão diferentes e tão iguais: os Millennials e a mobilidade no turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (32), 51-64. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i32.20444
Secção
Artigos