Existe preconceito sexual em relação à comunidade LGBTQ no município do Porto?

  • Helena Andrade Universidade de Aveiro
  • Zélia Breda Universidade de Aveiro; Unidade de Investigação `Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP)
  • Gorete Dinis Universidade de Aveiro; Unidade de Investigação `Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP)
Palavras-chave: LGBTQ, Alojamento, Oferta turística, Discriminação de mercado, Preconceito sexual

Resumo

A atitude negativa da comunidade local perante o segmento LGBTQ, sob a forma de preconceito sexual, limita a perspetiva da sua experiência no destino. Assim, cria-se a necessidade de verificar se existe abertura perante os turistas LGBTQ, já que especialmente nas férias estes conseguem encontrar-se com a sua identidade e exprimir a sua sexualidade. Para tal, realizou-se um estudo qualitativo, através do envio de e-mails a estabelecimentos de alojamento do município do Porto, onde casais fictícios (homossexuais e heterossexuais) questionam acerca da disponibilidade de alojamento, de forma a perceber se as respostas dadas a turistas homossexuais são semelhantes às dos turistas heterossexuais, ou se existem sinais de preconceito. Este estudo é complementado com a realização de uma entrevista semiestruturada dirigida aos profissionais hoteleiros, para comparar as respostas recebidas com aquilo que consideram ser a sua forma de atuação no estabelecimento perante a comunidade LGBTQ. Os resultados indicam que as unidades de alojamento turístico não demonstraram práticas preconceituosas, tendo em conta o sexo ou a orientação sexual do turista, pelo que a atitude positiva que se sente perante a comunidade LGBTQ pode motivar a escolha e o retorno ao destino. Os profissionais hoteleiros mostram-se confortáveis com a comunidade LGBTQ, já que muitos dos entrevistados possuem amigos e colegas de trabalho desta comunidade, e fazem parte de uma geração jovem que está mais aberta à igualdade de direitos.

Publicado
2020-01-01
Como Citar
Andrade, H., Breda, Z., & Dinis, G. (2020). Existe preconceito sexual em relação à comunidade LGBTQ no município do Porto?. Revista Turismo & Desenvolvimento, (33), 61-76. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i33.20402
Secção
Artigos