Os meios de hospedagem no centro histórico do Rio de Janeiro e os conflitos na era digital: um estudo de caso sobre política pública em turismo

  • Marcos Gonçalves Ramos Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Opinião pública online, turismo virtual, informação digital, OTA'S, SBCLASS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo rever o conceito de Opinião Pública baseado nos trabalhos de Habermas (1992, 1994) ao lado da discussão da proposta do conceito de Opinião Pública Online comparada ao impacto das tecnologias de informação e comunicação seguidas pelas OTA'S e redes de medias socias, uma pesquisa foi dirigida a 45 gerentes de hotéis e meios de hospedagem estabelecidos no centro histórico do Rio de Janeiro, os resultados demonstraram um viés entre a imagem pública online expressa pelo ponto de vista dos usuários e a esfera pública externa, online, representada pelo programa de política pública como o SBCLASS - SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE HOTÉS E MEIO DE HSOPEDAGEM e questões sociais como sustentabilidade, qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, os resultados também demonstraram a emergência de um novo referencial teórico e revisão de parâmetros a partir da abrangência da informação digital aliada a estratégias de marketing virtual que promovem a realidade digital aumentada de destinos e serviços.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
Ramos, M. G. (2018). Os meios de hospedagem no centro histórico do Rio de Janeiro e os conflitos na era digital: um estudo de caso sobre política pública em turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (30), 93-110. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i30.1852
Secção
Artigos