Os meios de hospedagem no centro histórico do Rio de Janeiro e os conflitos na era digital: um estudo de caso sobre política pública em turismo
Resumo
O presente artigo tem por objetivo rever o conceito de Opinião Pública baseado nos trabalhos de Habermas (1992, 1994) ao lado da discussão da proposta do conceito de Opinião Pública Online comparada ao impacto das tecnologias de informação e comunicação seguidas pelas OTA'S e redes de medias socias, uma pesquisa foi dirigida a 45 gerentes de hotéis e meios de hospedagem estabelecidos no centro histórico do Rio de Janeiro, os resultados demonstraram um viés entre a imagem pública online expressa pelo ponto de vista dos usuários e a esfera pública externa, online, representada pelo programa de política pública como o SBCLASS - SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE HOTÉS E MEIO DE HSOPEDAGEM e questões sociais como sustentabilidade, qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, os resultados também demonstraram a emergência de um novo referencial teórico e revisão de parâmetros a partir da abrangência da informação digital aliada a estratégias de marketing virtual que promovem a realidade digital aumentada de destinos e serviços.