Usos das tecnologias da informação e comunicação nas empresas turísticas do município de Cajueiro da Praia/Piauí-Brasil

  • André Riani Costa Perinotto UFPI (Parnaíba), UECE
  • Cassiano Alberto Garcia Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Leticia Maria Barbosa da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: Comunicação turística, marketing turístico, redes sociais, Cajueiro da Praia-Piauí, TIC

Resumo

O objetivo do estudo foi o de investigar a comunicação turística e o uso das TICs, através das empresas turísticas, que abrangem o município de Cajueiro da Praia-Piauí, tendo em vista que este município tem se destacado turisticamente por conta de seus atrativos naturais como a praia e seus ventos para prática esportiva, o número de empresas hospedagem vem a crescer na principal praia de Cajueiro da Praia, chamada Barra Grande, em razão disso a importância dessa pesquisa para se conhecer quais as principais mídias utilizadas e como essas tais mídias facilitam na escolha do local visitado, e o uso dessas ferramentas para divulgar produtos e serviços. Para tanto, se realizou um estudo exploratório descritivo, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de formulários de análise de sites e das redes sociais Facebook e Instagram, além de entrevistas estruturadas realizadas nas empresas turísticas do município determinadas pelo cadastro regular no CADASTUR do Ministério do Turismo Brasileiro, para através da perceção dos responsáveis saber o quão relevante é o uso do plano de marketing e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), bem como se estão cadastradas em sites de viagem e se as empresas turísticas de Cajueiro da Praia trabalham a força da imagem de Barra Grande frente à imagem do município de Cajueiro da Praia. Dentre os principais resultados, observou-se que o Facebook (93,75%) e Instagram (56,25%) são as redes sociais mais utilizadas além dos sites próprios (87,5%) em que são exploradas imagens da paisagem local, da gastronomia, do patrimônio e da infraestrutura, vericou-se que os sites de viagens mais utilizados são Booking (68,75%) e TripAdvisor (81,25%) analisando tais redes sociais, os sites próprios e os sites de viagens conclui-se, também, que as empresas turísticas de Cajueiro da Praia fazem mais referências à expressividade da imagem de Barra Grande do que da imagem do município de Cajueiro da Praia.
Publicado
2018-01-01
Como Citar
Perinotto, A. R. C., Garcia, C. A., & Silva, L. M. B. da. (2018). Usos das tecnologias da informação e comunicação nas empresas turísticas do município de Cajueiro da Praia/Piauí-Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, (30), 51-71. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i30.1831
Secção
Artigos