Bicicleta no planejamento urbano e nas estratégias: um aproveitamento para o turismo

  • Camila de Almeida Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Fatima Priscila Morela Edra Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Mobilidade, bicicleta, planejamento

Resumo

Este artigo contextualiza a mobilidade urbana, apresentando os fatores que inuenciam na organização socio-espacial da cidade e a interface com a ciclomobilidade. Apresentam-se as leis brasileiras e as leis municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, em relação à bicicleta na mobilidade urbana, leis que apoiam e incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte. Entretanto, observou-se que ainda é necessário investir mais na bicicleta, especialmente na integração entre os transportes, o que nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ainda é restrito à implantação de bicicletários em estações de trens e metrô. Para que pudesse averiguar o desenvolvimento da ciclomobilidade nas cidades brasileiras, estudou-se duas cidades europeias, Copenhaga e Berlim. Pôde-se perceber a limitação de investimentos efetivos para o desenvolvimento da ciclomobilidade no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto que as cidades europeias investem mais do que apenas em leis e implantação de ciclovias.

Publicado
2018-01-01
Como Citar
Teixeira, C. de A., & Edra, F. P. M. (2018). Bicicleta no planejamento urbano e nas estratégias: um aproveitamento para o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, (30), 37-49. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i30.1819
Secção
Artigos