Enhancing destination competitiveness through the use of a strategic visioning approach to tourism planning

  • Chris Cooper University of Queensland
  • Lisa Ruhanen University of Queensland
Palavras-chave: Competitividade dos destinos, visão estratégica, sustentabilidade, colaboração entre stakeholders, planeamento em turismo

Resumo

O crescente número de destinos no mercado global de turismo tem vindo a colocar uma ênfase considerável no conceito de competitividade dos destinos. Enquanto a competividade tem sido frequentemente analisada sob o ponto de vista económico, a questão da sustentabilidade tem vindo a realçar o facto de que as quotas de mercado não podem ser atingidas à custa dos recursos ambientais e sociais do destino. Uma das abordagens de planeamento que pretendem ultrapassar esta questão é a visão estratégica, ao se adoptar esta abordagem para o planeamento em turismo é argumentado que a competitividade de um destino pode ser melhorada através da integração de princípios de desenvolvimento sustentável nos processos; da ênfase no futuro; da necessidade de colaboração entre os stakeholders do destino; e da flexibilidade que o processo oferece em modificar as condições ambientais.
Publicado
2004-01-01
Como Citar
Cooper, C., & Ruhanen, L. (2004). Enhancing destination competitiveness through the use of a strategic visioning approach to tourism planning. Revista Turismo & Desenvolvimento, (1), 27-34. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i1.14284
Secção
Artigos