Lisbon as a city break destination: competitive analysis as perceived by London travel agents

  • Miguel Moital Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Rita Peres Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Cátia Costa Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Palavras-chave: Imagem de destinos, agente de viagens, city break, Lisboa

Resumo

Os estudos anteriores não analisaram a imagem turística numa perspectiva da análise competitiva directa . Nesse sentido, o presente estudo pretende preencher esta lacuna ao propor uma metodologia através da qual um destino é directamente comparado com os seus competidores . A análise é efectuada na perspectiva dos agentes de viagens porque as imagens que estes importantes elementos do sistema de distribuição turístico têm sobre um destino são um dos determinantes do processo de decisão do turista. Lisboa foi comparada com dois destinos de city breaks em termos de imagens cognitivas e afectivas. Os resultados revelam que as imagens competitivas de Lisboa são, de certa forma, diferentes em relação aos dois competidores, com Lisboa a ser melhor avaliada quando comparada com Copenhaga mas pior quando comparada c om Amst erdão . O estudo discute a s implicações dos resultados para a gestão de Lisboa como destino de city breaks.

Publicado
2005-01-01
Como Citar
Moital, M., Peres, R., & Costa, C. (2005). Lisbon as a city break destination: competitive analysis as perceived by London travel agents. Revista Turismo & Desenvolvimento, (3), 67-80. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i3.13969
Secção
Artigos