Contributos para o marketing de destinos rurais - o caso do norte de Portugal

  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Marketing de destinos, pesquisa de mercado, turismo rural, Norte de Portugal

Resumo

O turismo rural tem sido apontado como uma oportunidade para a diversificação da oferta e imagem do destino Portugal, capaz de atrair "novos mercados" para "novos destinos", potenciando o desenvolvimento dos mesmos. Contudo, o grau em que este turismo é, efectivamente, capaz de corresponder às diversas e elevadas expectativas depende, para além do real potencial do destino, da capacidade para atrair e satisfazer um mercado turístico heterogéneo e exigente. Neste contexto, a pesquisa de mercado é imprescindível, permitindo conhecer os visitantes do destino, compreender os seus comportamentos, motivações, desejos, percepções e frustrações. A relevância destes dados para a definição de estratégias ao nível do marketing de destinos será discutida com base nos resultados de um estudo de mercado realizado em áreas rurais no Norte de Portugal.

Publicado
2005-01-01
Como Citar
Kastenholz, E. (2005). Contributos para o marketing de destinos rurais - o caso do norte de Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (3), 21-33. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i3.13936
Secção
Artigos