A importância da Internet para as agências de viagens brasileiras utilizadoras do GDS Amadeus

  • Alexandre Biz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Lohmann Victoria University of Wellington
Palavras-chave: Sistemas de distribuição global, GDS, Internet, Agências de viagens

Resumo

O surgimento da internet provocou uma mudança, não só na forma como os produtos turísticos são distribuídos, fazendo com que a demanda passasse a evitar intermediários, tais como agentes de viagens, mas também no relacionamento entre estes e os sistemas globais de distribuição (GDS). Este artigo tem como objectivo analisar a nova forma de comunicação que passou a
existir entre as agências de viagens e o GDS AMADEUS, com a introdução da internet. De particular interesse é o comportamento das agências de viagem face ao uso da internet e dos produtos disponibilizados pelo GDS, através da rede mundial de computadores. O método utilizado consiste de uma entrevista realizada com um gerente do AMADEUS Brasil e de um questionário disponibilizado no site do AMADEUS Brasil. Um total de 1 0 6 agências de viagens brasileiras participou nesta pesquisa.

Publicado
2005-01-01
Como Citar
Biz, A., & Lohmann, G. (2005). A importância da Internet para as agências de viagens brasileiras utilizadoras do GDS Amadeus. Revista Turismo & Desenvolvimento, (4), 73-83. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13879
Secção
Artigos