Turismo cultural, um complemento ao "sol e praia"

  • Alexandra Gonçalves Universidades do Algarve e de Paris
Palavras-chave: Gestão e planeamento de ofertas turísticas complementares, Património cultural e turismo, Turismo urbano e cultural, Diversificação da oferta, sustentabilidade

Resumo

A regeneração de cidades a partir de projectos de desporto, de cultura e turismo tem sido um instrumento estratégico utilizado ao nível internacional e nacional, por municípios e entidades privadas, para o relançamento e diferenciação das suas sociedades.
O património cultural assume-se, cada vez mais, como elemento estratégico de gestão e planeamento das cidades. O turismo associou-se ao património cultural, oferecendo uma grande variedade de produtos culturais. No entanto, esta relação de associação entre turismo e património tem sido bastante questionada.
A sustentabilidade do turismo com base nos recursos culturais e patrimoniais pressupõe a definição de estratégias e políticas integradas, em que o património cultural seja considerado um elo agregador do passado colectivo da comunidade.
Os debates correntes na gestão do património cultural como recurso turístico, apontam para os seguintes problemas principais: risco de 'musificação-banalização', competição do espaço urbano, desertificação do centro histórico, terciarização, gentrificação, perda de autenticidade, sustentabilidade do turismo cultural e capacidade de carga.
Para fazer face aos riscos criados por fluxos turísticos excessivos existem, na actualidade, múltiplos meios de acção susceptíveis de serem colocados em prática, de forma isolada ou complementar, e que se integram no que se designou por técnicas de gestão de visitantes.
O trabalho de investigação de base foi aplicado aos estudos de caso de Faro e Silves, e caracteriza-se como uma abordagem pela oferta. Procurar-se-á apresentar de forma resumida os seus resultados, centrando-se a análise nas práticas de gestão do património cultural, com vista ao turismo destas cidades, bem como as preocupações emergentes (à data de 2001).

Publicado
2005-01-01
Como Citar
Gonçalves, A. (2005). Turismo cultural, um complemento ao "sol e praia". Revista Turismo & Desenvolvimento, (4), 45-60. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13870
Secção
Artigos