Contribuição do turismo para os parques nacionais brasileiros: um estudo de caso do parque nacional do Catimbau (Buíque-PE/Brasil)

  • Itamar Dias e Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Unidades de conservação, Parques nacionais, Parque nacional do Catimbau, Turismo, Perfil do visitante

Resumo

O presente estudo teve como objectivos descrever e avaliar as condições actuais dos impactos ecológicos e sociais do turismo, além de caracterizar e analisar as visitas e os visitantes de uma Unidade de Conservação do Estado de Pernambuco: o Parque Nacional do Catimbau e zona envolvente. Os dados foram recolhidos através de entrevistas pessoais e o questionário consistiu de quatro partes: características sociodemográficas, características de viagem, motivação da viagem e disponibilidade de pagamento. As informações sobre a visita e os visitantes foram obtidas através da aplicação de um questionário a 100 pessoas, nos meses de Setembro (2003) e Julho (2004). Com base nos resultados encontrados, foram elaboradas linhas de acção que poderão compor um programa de manejo de visitantes.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Cordeiro, I. D. e. (2006). Contribuição do turismo para os parques nacionais brasileiros: um estudo de caso do parque nacional do Catimbau (Buíque-PE/Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, (5), 113-127. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i5.13843
Secção
Artigos