Turismo étnico, cidades e identidades: o projecto “Sabura - África, aqui tão perto!”. Uma viragem cognitiva na apreciação da diferença

  • Francisco Lima Costa Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Fluxos migratórios, Turismo étnico, Relações inter-étnicas, Mudança cognitiva

Resumo

As cidades sempre foram espaços de relações inter-étnicas onde pessoas de diferentes origens e passados se encontram. Os processos de globalização são sempre acompanhados pelo aumento dos fluxos migratórios, contribuindo para um aumento da diversidade cultural nas grandes cidades; neste processo, tanto o turismo como a imigração assumem um importante papel.
No decurso deste trabalho salientaremos, em primeiro lugar, a relação entre turismo étnico e globalização, e seus impactos nas cidades.
Num segundo momento, focalizaremos na origem e natureza do conceito de “turismo étnico” e nos caminhos problemáticos que têm vindo a ser explorados.
Finalmente, procederemos, para o caso concreto de Lisboa, a uma análise das relações entre fluxos migratórios, turismo e relações inter-étnicas, discutindo os processos e quadros de produção da diferença e das dinâmicas identitárias, e a forma como umas – no caso do turismo étnico – geram ethnopaisagens (Appadurai, 1996 e Anderson, 2001) e outras – como no caso da focalização na imigração – geram fenómenos de exclusão e, até mesmo, de guetização. Apresentaremos, para o efeito, como estudo de caso: “O Projecto Sabura- África, aqui tão perto!”, no arredores de Lisboa. Mais concretamente, reflectiremos sobre a emergência deste mercado turístico e seus impactos aos níveis cultural, económico, político e social.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Costa, F. L. (2006). Turismo étnico, cidades e identidades: o projecto “Sabura - África, aqui tão perto!”. Uma viragem cognitiva na apreciação da diferença. Revista Turismo & Desenvolvimento, (5), 95-112. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i5.13841
Secção
Artigos