O posicionamento competitivo do golfe – o caso de Almancil

  • José Alberto Mendes Universidade do Algarve
  • Antónia Correia Universidade do Algarve
Palavras-chave: Competitividade, Golfe, Segmentos, Atributos, Consumidor, Imagem

Resumo

Almancil é a freguesia do país com uma maior concentração de campos de golfe, representando 55% dos campos do concelho de Loulé, 22% das unidades da região e mais de 25% das voltas efectuadas pelos golfistas que procuraram o Algarve, em 2003. O golfe surge, assim, como uma das bases de sustentação do negócio turístico, neste espaço. A forma como os golfistas percebem a qualidade do campo constitui uma incógnita para a maior parte dos empresários. Neste artigo, avalia-se a forma como os golfistas posicionam cada um dos campos, a partir dos atributos que constituem a oferta. Prova-se que o golfista utiliza um número reduzido de atributos para posicionar os campos de golfe.
Conclui-se que Almancil se posiciona, de forma consistente, no imaginário dos golfistas com claras vantagens competitivas relativamente às áreas de destino suas concorrentes. As vantagens competitivas de Almancil assentam na qualidade dos campos e na sua manutenção, para aqueles que, normalmente, jogam neste destino.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Mendes, J. A., & Correia, A. (2006). O posicionamento competitivo do golfe – o caso de Almancil. Revista Turismo & Desenvolvimento, (5), 69-76. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i5.13831
Secção
Artigos