A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro

  • Nádia Firmino Universidade de Aveiro
  • Sandra Santos Universidade de Aveiro
  • Maria João Carneiro Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Imagem, Destinos turísticos, Características sócio-demográficas, Marketing

Resumo

No âmbito do turismo, a imagem dos destinos tem uma importante influência no comportamento dos consumidores. No entanto, diversos estudos apontam para o facto da imagem que as pessoas possuem dos destinos turísticos poder ser influenciada pelas suas características sócio-demográficas. Este estudo tem como objectivo identificar a imagem que os visitantes do concelho de Aveiro possuem sobre este concelho e verificar se esta imagem está relacionada com as características sócio-demográficas dos visitantes.
Os resultados revelam que as pessoas que visitam o concelho têm uma imagem positiva de Aveiro, particularmente em termos de atracções naturais, gastronomia e hospitalidade dos residentes. No entanto, verifica-se que a imagem é influenciada pelas características sócio-demográficas dos visitantes, nomeadamente pela sua idade, género, nível de habilitações literárias e nacionalidade.

Publicado
2006-01-01
Como Citar
Firmino, N., Santos, S., & Carneiro, M. J. (2006). A importância das características sócio-demográficas dos visitantes enquanto determinantes da imagem dos destinos turísticos – o caso do concelho de Aveiro. Revista Turismo & Desenvolvimento, (5), 41-52. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i5.13827
Secção
Artigos