The delphi technique applied to urban and cultural tourism research in the Algarve

  • Alexandra Rodrigues Gonçalves University of the Algarve
Palavras-chave: Turismo urbano e cultural, Planeamento estratégico, Triangulação de métodos, Análise qualitativa, Visão prospectiva

Resumo

O turismo urbano é hoje uma actividade económica e social principal, e a componente cultural das cidades é um dos factores principais para a atracção de visitantes.
O presente trabalho resulta da investigação desenvolvida no mbito da dissertação de mestrado que estabeleceu como bjectivos principais avaliar a importância do turismo cultural nas cidades de Faro e Silves, numa abordagem pela oferta, e propor ormas de prever o desenvolvimento das actividades associadas a esse tipo de turismo para o futuro.
A “tranversalidade” do conhecimento ligado ao turismo, e as dinâmicas que pode criar, tornam o turismo, uma das actividades mais difíceis de quantificar e avaliar.
A investigação desenvolvida pode ser traduzida numa abordagem integradora do conceito de património cultural e de turismo urbano, domínios que até recentemente têm permanecido separados.
A utilização de vários métodos de investigação de forma complementar – entrevistas de grupo, método Delphi e estudo de caso – revelou-se um ponto forte da metodologia adoptada. Por outro lado, como será demonstrado, a técnica Delphi, ainda que tenha revelado algumas dificuldades na sua aplicação, e não se constituindo como um instrumento de decisão principal, nem tendo sido com frequência utilizado no turismo, demonstrou-se muito adequado para o tratamento de informação qualitativa.
Assim, apresentam-se as principais técnicas de investigação utilizadas na nossa pesquisa e analisam-se os vários métodos disponíveis à investigação em turismo. Alguns dos resultados adquiridos serão também sumariados nos estudos de caso, demonstrando o potencial que a utilização conjunta de vários métodos de pesquisa trouxe para a resposta aos objectivos propostos.

Publicado
2007-01-01
Como Citar
Gonçalves, A. R. (2007). The delphi technique applied to urban and cultural tourism research in the Algarve. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 207-217. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13773
Secção
Artigos