To incorporate the concept of tourist experience in the tourism marketing

  • Nicolau Miguel de Almeida Technical University of Lisbon
Palavras-chave: Produto ou serviço turístico, Destino turístico, Experiência, Experiência turística, Marketing turístico, Estratégia de marketing

Resumo

A experiência turística é uma matéria interessante ao nível do turismo e das implicações para o marketing turístico, pela importância do conceito na orientação estratégica de marketing e no comportamento do turista (consumidor). A informação da experiência turística no estímulo promocional de marketing (factores push) e as atracções turísticas (factores pull) são fontes de informação turística importantes no âmbito do marketing turístico. Deste modo, a gestão de marketing estará mais centrada na experiência do que no produto ou serviço.
Podendo a experiência traduzir-se num evento subjectivamente sentido, que ainda não teve lugar e que integra aspectos tangíveis e intangíveis, o seu reconhecimento ao nível do marketing turístico conduz a esta investigação teórica e empírica, no pressuposto de que o turista tem um motivo (expectativa de experiência).
A contribuição prática desta investigação em curso permitirá afirmar se as escolhas de um destino e de um estabelecimento hoteleiro são baseadas nas experiências que os turistas desejam realizar e se esse estabelecimento investe correctamente em marketing, criando valor para os clientes certos na experiência certa.

Publicado
2007-01-01
Como Citar
Almeida, N. M. de. (2007). To incorporate the concept of tourist experience in the tourism marketing. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 153-164. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13755
Secção
Artigos