“Local people” a critical factor for place brand building

  • João Ricardo Freire London Metropolitan University
Palavras-chave: Marcas geográficas, Marcas, Comportamento do turista, Países, Cidades

Resumo

A utilização de marcas como instrumento de marketing (branding) tem-se tornado numa das ferramentas mais importantes nas estratégias das organizações. Actualmente, existe um largo consenso entre a comunidade académica e profissional que os locais podem ser submetidos à gestão da marca (branding), tal como são os produtos de grande consumo e serviços. Porém, esta aplicação de estratégias de marcas a locais é um novo conceito que não foi ainda extensivamente investigado. Existe claramente uma falta de estudos empíricos nesta área. Este artigo, baseado numa pesquisa empírica exploratória, revela um dos factores relevantes para a gestão eficiente de uma Marca Geográfica.
No artigo conclui-se que as populações locais são importantes para a construção de uma Marca Geográfica. Basicamente, consumidores utilizam o factor “populações locais” para diferenciar e avaliar diferentes alternativas.
Publicado
2007-01-01
Como Citar
Freire, J. R. (2007). “Local people” a critical factor for place brand building. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 135-151. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13753
Secção
Artigos