The cultural tourism market in Portugal

  • Carlos Fernandes Lisbon Technical University
  • Goretti Silva Polytechnic Institute of Viana do Castelo
Palavras-chave: Turismo cultural, Portugal, Perfil do visitante

Resumo

A cultura assume actualmente, e cada vez mais, um papel determinante na oferta turística, assistindo-se à proliferação de ofertas associadas ao que se entende por Turismo Cultural, desde a visita a monumentos e centros de artes e ofícios à participação em eventos de carácter histórico e etnográfico, testemunhos de contextos sociais e culturais únicos. Considerando a relação de complementaridade explícita entre cultura e Turismo, podemos afirmar que este último, enquanto actividade económica pode contribuir, não só para a sensibilização e tomada de consciência quanto à necessidade de preservação do património cultural, em todas as suas vertentes, como para a sua própria revitalização e valorização. A identificação de ofertas de turismo cultural apelativas e capazes de ir ao encontro das expectativas dos turistas é determinante para a competitividade dos destinos, dependendo em grande medida do marketing e esforço de segmentação dos mercados (Tighe, 1985).
Dada a relevância da cultura enquanto atracção primária de muitos destinos turísticos, a ATLAS – Association for Tourism and Leisure Education, cujos associados são, entre outras organizações instituições de ensino superior, e que tem como missão promover a investigação e o conhecimento do turismo e lazer, tem vindo a implementar um conjunto de iniciativas no âmbito da sua actuação como Barómetro para o Turismo Cultural na Europa (www.geocities.com/atlasproject2004).
Nesse âmbito, foi implementado um projecto internacional em 2004 com o intuito de recolher informação relativa ao turista cultural na Europa, incluindo dados sócio-demográficos com vista à identificação do seu perfil, mas também dados relativos às motivações e comportamentos. Em Portugal, o estudo foi coordenado pelo Laboratório de Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e contou com a colaboração de várias instituições. Esta comunicação tem como objectivo apresentar uma síntese dos resultados do inquérito por questionário aplicado junto dos visitantes a diversas atracções e eventos de índole cultural em seis das regiões turístico-promocionais do país.

Publicado
2007-01-01
Como Citar
Fernandes, C., & Silva, G. (2007). The cultural tourism market in Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 121-134. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13751
Secção
Artigos