Tourism marketing and management: the case of Pousadas vs. Solares of Portugal

  • Fernando Florim de Lemos Gaya Polytechnic Higher Institute
  • Minoo Farhangmehr University of Minho
Palavras-chave: Marketing, Turismo, Público vs privado, Estratégias, Regional

Resumo

As sociedades contemporâneas caracterizam-se pelas profundas e contínuas alterações levando a que a Administração Pública se renove constantemente e vá de encontro às necessidades dos seus utentes/consumidores/clientes. A aplicação do marketing e estratégias de actuação tornam-se cada vez mais importantes no modus operandi dos diferentes organismos do sector público.
Neste contexto de modernização da Administração Pública desenvolvemos um estudo em 2003 a dois produtos turísticos, as Pousadas de Portugal, que está sob a alçada de uma organização pública, a Enatur, e outro privado, os Solares de Portugal, ligados à Turihab – Associação de Turismo de Habitação.
O propósito deste estudo foi, então, averiguar as semelhanças e as diferenças ao nível do marketing e respectivas estratégias, explorando as ideias, opiniões e respostas dos proprietários dos Solares e dos directores das Pousadas. Para esse efeito recolheram-se dados através da aplicação de questionários, precedido de entrevistas com experts na área do turismo.
Os resultados indicam as estratégias adoptadas por cada um dos organismos, que diferem de acordo com os objectivos e com as características intrínsecas de cada um dos dois tipos de unidade de alojamento em análise.
Publicado
2007-01-01
Como Citar
Lemos, F. F. de, & Farhangmehr, M. (2007). Tourism marketing and management: the case of Pousadas vs. Solares of Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 111-119. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13749
Secção
Artigos