Image measure and formation in rural-cultural tourism: measuring the emotional dimension based on emotional response in Situ

  • Marcelo Royo Vela University of Valencia
  • Christian Serarols Tarrés University Autónoma de Barcelona
Palavras-chave: Formação e avaliação da imagem, Turismo rural-cultural, Resposta emocional

Resumo

O conceito e a avaliação da imagem dos destinos turísticos possuem duas dimensões diferentes: as componentes cognitiva e afectiva que podem ser medidas utilizando diferentes técnicas. Este trabalho apresenta uma nova abordagem relativamente à formação da imagem de destinos rurais-culturais e à sua medição. O resultado principal
observado nesta pesquisa empírica, tanto qualitativa, como quantitativa, é a vantagem de adoptar uma abordagem mais analítica e integrada quando se considera e se mede a componente emocional da imagem. Além disso, os resultados da análise exploratória e factorial identificam os factores que integram as variáveis cognitivas e a resposta emocional no mesmo factor. Adicionalmente, a componente agregada emocional da imagem apresenta uma variância e fiabilidade muito baixas. Finalmente, discutem-se algumas implicações do modelo de formação e de desenvolvimento de uma escala válida e fiável para medição da imagem.

Publicado
2007-01-01
Como Citar
Vela, M. R., & Tarrés, C. S. (2007). Image measure and formation in rural-cultural tourism: measuring the emotional dimension based on emotional response in Situ. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 101-107. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13745
Secção
Artigos