A semiótica utilizada no marketing turístico na cidade de Curitiba - PR – Brasil

  • Simone Ramos Universidade Federal do Paraná
  • Rômulo Vieira Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • José Gandara Universidade Federal do Paraná
  • Jordhana Lima Faculdade SPEI
Palavras-chave: Semiótica, Curitiba, Marketing Turístico

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar uma análise semiótica dos folders e sites turísticos da cidade de Curitiba. Os folders foram cedidos pelo Instituto de Turismo de Curitiba. Já os sites foram pesquisados através do site de busca Google. Dentre as cinquenta primeiras opções de pesquisa que apareceram, selecionaram-se doze. Trata-se de um estudo exploratório, que utilizou a metodologia bibliográfica e documental. Identificaram-se as cores utilizadas nos respectivos folders e nos sites de turismo, bem como as imagens dos pontos turísticos da cidade. Verificou-se que muitos desses elementos turísticos acabaram se tornando símbolos da cidade, o que se comprova pela quantidade de vezes que estes aparecem nos materiais de comunicação pesquisados.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Ramos, S., Ferreira, R. V., Gandara, J., & Lima, J. (2010). A semiótica utilizada no marketing turístico na cidade de Curitiba - PR – Brasil. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 455-464. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13739
Secção
Abordagens e Métodos de Investigação