Hiking as a recreational and tourist activity – comparing portuguese hikers with those from other nationalities

  • Áurea Rodrigues University of Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz University of Aveiro
Palavras-chave: Pedestrianismo, Marketing para áreas destino, Estudo dos visitantes, Pesquisa de mercado

Resumo

O pedestrianismo tem sido identificado como uma actividade de lazer e turismo com bastante relevância em muitos países. Em Portugal, no entanto, não existem muitas oportunidades para praticar pedestrianismo, uma vez que esta actividade não é muito comum entre a população e ainda não foi descoberto o seu potencial para o desenvolvimento turístico.
Mas, um sistema de trilhos bem desenvolvidos pode constituir uma infra-estrutura pouco dispendiosa, que pode atrair visitantes para as zonas naturais, rurais e áreas de montanha, tornando o património dessas áreas mais acessível e visível, motivando os visitantes a permanecer mais tempo. O sucesso dos trilhos pedestres depende fortemente da capacidade dos responsáveis pela gestão dos trilhos a nível da promoção da actividade entre os residentes e turistas, assim como a nível da supervisão de fluxos e comportamentos. Isto deve ser desenvolvido com o conhecimento dos perfis desses visitantes, desejos e comportamentos face à natureza. No presente estudo, mostramos os resultados de uma pesquisa exploratória efectuada a pedestrianistas portugueses e de outras nacionalidades (N=200), em que os diversos interesses e necessidades devem ser integrados através do desenvolvimento específico de trilhos pedestres e produtos turísticos associados específicos.

Publicado
2007-01-01
Como Citar
Rodrigues, Áurea, & Kastenholz, E. (2007). Hiking as a recreational and tourist activity – comparing portuguese hikers with those from other nationalities. Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 83-91. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13731
Secção
Artigos