Avaliação da satisfação de clientes: um método e uma aplicação na indústria hoteleira

  • Isabel Maria da Silva João Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
  • Carlos António Bana e Costa Instituto Superior Técnico
Palavras-chave: Satisfação dos Clientes, Análise Multicritério, Regressão Ordinal, Indústria Hoteleira

Resumo

Este artigo apresenta um método multicritério para avaliação da satisfação de clientes e uma nova abordagem de apoio à gestão que sustenta as acções a desenvolver para aumentar a satisfação e minimizar a perda de clientes em risco de abandono. São utilizados questionários estruturados de uma forma hierárquica para recolher informação sobre o nível de satisfação dos clientes com o serviço em avaliação. O método emprega uma abordagem de agregação-desagregação de preferências dos clientes e utiliza a regressão ordinal com restrições devido à natureza das escalas de satisfação utilizadas. Possibilita a agregação das preferências individuais dos clientes numa função de satisfação colectiva e a desagregação da função de satisfação global num conjunto de funções de satisfação que descrevem os vários critérios e subcritérios em avaliação. As funções de satisfação e os pesos obtidos permitem produzir informação para a gestão de forma a apoiar as suas decisões no processo de melhoria contínua dos produtos e processos. O caso para estudo e teste do método foi desenvolvido em cooperação com o Grupo Pestana e incidiu sobre algumas unidades da cadeia Pestana Hotels & Resorts na região do Algarve.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
João, I. M. da S., & Costa, C. A. B. e. (2010). Avaliação da satisfação de clientes: um método e uma aplicação na indústria hoteleira. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 423-434. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13723
Secção
Abordagens e Métodos de Investigação