Environmental Management in Hotel Units of the Province of Huelva (Spain)

  • Alfonso Vargas Sánchez University of Seville
  • Rosa Maria Vaca Acosta University of Huelva
  • Elena García de Soto Camacho University of Huelva
Palavras-chave: Empresa turística, Sector hoteleiro, Gestão ambiental

Resumo

Neste artigo realizou-se uma caracterização dos hotéis situados na província espanhola de Huelva segundo três aspectos: o nível de desenvolvimento dos seus sistemas de gestão ambiental; a visão que os responsáveis destas unidades possuem das vantagens da adopção de medidas ambientais na competitividade da empresa e, finalmente, a percepção dos gestores sobre a influência de diversos factores que conduzem à adopção destas medidas ambientais.
A possível ligação entre estes três aspectos foi também abordada, e verificou-se uma relação estatística significativa e positiva entre o nível de desenvolvimento dos sistemas de gestão ambiental e o nível de pressão exercido pelos factores determinantes da preocupação ambiental da empresa. Este facto não se verificou com a percepção da relação empresa-ambiente. As variáveis de controlo que foram consideradas – categoria, localização e tamanho do hotel – parecem não condicionar estas correlações.
A metodologia utilizada inclui um tratamento estatístico univariável, bivariável e multivariável.
Publicado
2007-01-01
Como Citar
Sánchez, A. V., Acosta, R. M. V., & Camacho, E. G. de S. (2007). Environmental Management in Hotel Units of the Province of Huelva (Spain). Revista Turismo & Desenvolvimento, (7/8), 33-42. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13705
Secção
Artigos