Pilgrimage or sacred tourism? A modern phenomenon with historical roots, with examples from Fatima and Santiago de Compostela

  • Thomas Blom Department for Geography and Tourism at Karlstad University
  • Mats Nilsson Karlstad University
  • Xosé Santos Solla University of Santiago de Compostela
Palavras-chave: Peregrinos, Turismo, Santiago de Compostela, Fátima, Religião

Resumo

O objectivo deste artigo é discutir o fenómeno do turismo de peregrinação desde uma perspectiva pós-moderna caracterizada pelo incremento da secularização, assim como, ilustrar, com a ajuda dos exemplos de Santiago de Compostela e Fátima, os elementos singulares deste tipo de produto turístico, ao mesmo tempo que se relaciona com o desenvolvimento regional. Cada vez mais é evidente que o mundo se está a polarizar entre a conservadora ortodoxia religiosa, que se estende de forma global, e uma crescente secularização de vida diária que submete a religião para um lugar secundário. Porém, sublinhamos a importância do desejo de visitar lugares religiosos onde a procura da amizade e da satisfação mental são os objectivos valorizados. Independentemente da motivação individual da viagem aos lugares sagrados do mundo, a indústria turística está a crescer neste segmento e desta forma espera-se, no futuro, uma maior procura, afectando aos actores locais e regionais que receberão mais visitantes nestes lugares. Há muitas oportunidades para estes agentes induzirem um maior desenvolvimento do turismo do sagrado como um nicho de mercado pós-moderno.
Publicado
2008-01-01
Como Citar
Blom, T., Nilsson, M., & Solla, X. S. (2008). Pilgrimage or sacred tourism? A modern phenomenon with historical roots, with examples from Fatima and Santiago de Compostela. Revista Turismo & Desenvolvimento, (9), 63-78. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i9.13693
Secção
Artigos