O turismo religioso no norte de Portugal: avaliação do seu potencial de desenvolvimento

  • Carlos Fernandes Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Greg Richards University College London
  • Marco Rebelo Rebelo Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo
Palavras-chave: Turismo religioso, Espiritualidade, Recursos, Locais-âncora

Resumo

Na última década a actividade turística aumentou o seu impacte em Portugal, tanto social como economicamente, tendo-se registado mais de 11 milhões de entradas de turistas e quase 23 milhões de entradas de visitantes em 2006. No entanto, subsistem enormes diferenças quanto à distribuição de tais fluxos, mormente entre a faixa litoral e a interior observando-se, também, uma concentração crescente em torno de três áreas de destino, Algarve, Madeira e Costa de Lisboa. Tal situação justifica a necessidade de se diversificar o produto turístico nacional a fim de se diminuir a importância das suas componentes ditas tradicionais. Uma das componentes com potencial para contribuir para essa diversificação é o turismo cultural, através do aproveitamento e maximização das suas várias vertentes, quer construtivas, quer imateriais, disseminadas de Norte a Sul do país. Para alcançar tal desígnio importa realçar que parte muito significativa desse património cultural português é propriedade da Igreja Católica (Falcão, 2002), o que indicia que um dos produtos potencialmente com maior expressão é o “turismo religioso”.
Este artigo descreve a metodologia usada para a execução do estudo Turismo Religioso – Promoção e Dinamização do Turismo Religioso como Motor de Desenvolvimento Regional. O objectivo principal da pesquisa foi o de estabelecer o potencial de diferentes áreas do Norte de Portugal para o turismo religioso, e sobretudo as oportunidades para o desenvolvimento à volta dos chamados “locais-âncora” na região.

Publicado
2008-01-01
Como Citar
Fernandes, C., Richards, G., & Rebelo, M. R. (2008). O turismo religioso no norte de Portugal: avaliação do seu potencial de desenvolvimento. Revista Turismo & Desenvolvimento, (9), 45-62. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i9.13685
Secção
Artigos