Segmentos de mercado no turismo de golfe. O caso de Almancil

  • Antónia Correia Universidade do Algarve
  • José Alberto Mendes Universidade do Algarve
Palavras-chave: Golfe, Segmentos, Atributos, Consumidor, Imagem

Resumo

O ser humano só consome aquilo para que está motivado. A motivação envolve um processo de escolha, baseado nos atributos do produto percebidos pelo consumidor. As motivações que determinam as preferências dos golfistas constituem uma incógnita para a maior parte dos empresários. Este trabalho pretende avaliar os factores de escolha dos campos de golfe, num espaço assumido como o primeiro destino de golfe, ao nível da Europa, Almancil.
Sustentado numa recolha de dados primários, resultantes dum inquérito aos golfistas, segmenta-se o mercado de golfe em Almancil, numa perspectiva psicográfica, utilizando, como ferramentas, a Análise de Componentes Principais e a Análise de Clusters.
Prova-se que o golfista utiliza um reduzido número de atributos para formar a percepção dos campos de golfe, entre os quais se destaca o factor holístico, o factor destino e o factor golfe. As dimensões de escolha foram utilizadas como variáveis de segmentação. A análise de clusters permitiu identificar três segmentos, designados por “Turista que joga golfe”, o “Jogador de grupo” e o “Golfista jogador”, que constituem a procura de turismo de golfe, em Almancil.

Publicado
2008-01-01
Como Citar
Correia, A., & Mendes, J. A. (2008). Segmentos de mercado no turismo de golfe. O caso de Almancil. Revista Turismo & Desenvolvimento, (9), 19-30. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i9.13681
Secção
Artigos