Lazer, turismo e termalismo. Inovação e complementaridade no turismo de Saúde

  • Adília Ramos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
Palavras-chave: Lazer, Turismo, Termalismo, Estância termal, Saúde e bem-estar

Resumo

Reflectir sobre Termalismo, numa perspectiva turística é, porventura, proceder a uma operação intelectual associada a múltiplos contextos históricos, políticos e sociais, caracterizados, na sua generalidade, por uma associação permanente a actividades relacionadas com o prazer, bem-estar e evasão. Assim, focalizando-nos na abrangência e articulação de conceitos como lazer, turismo e termalismo, torna-se imperioso não só proceder à sua clarificação, como também associá-los a novos paradigmas da sociedade actual, reflectindo sobre terminologias emergentes e áreas de abrangência e conexão inerentes aos mesmos.
Cientes de que tanto o lazer como o turismo se classificam como actividades desenvolvidas em contexto de tempo(s) livre(s), associando-se a necessidades de relaxamento, prazer e bem-estar, que abrangência conceptual se poderá atribuir hoje ao termalismo? Constituindo-se como uma das formas de turismo mais remota, que áreas ou franjas do termalismo penetram, na actualidade, na actividade turística? E que adaptações se têm exigido a tais ofertas de forma a consolidar a sua importância em projectos turísticos estruturantes?

Publicado
2008-01-01
Como Citar
Ramos, A. (2008). Lazer, turismo e termalismo. Inovação e complementaridade no turismo de Saúde. Revista Turismo & Desenvolvimento, (9), 7-18. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i9.13679
Secção
Artigos