As viagens e o turismo: investigação científica e investigações de si
Resumo
A Tese, na interseção da educação, da viagem e do turismo, aborda experiências de aprendizagem, de formação e de educação pelas viagens, a fim de contribuir para a formação do docente e do profissional bem como dos viajantes confrontados a outras culturas e a uma possível (trans)formação deles próprios, por meio de uma abordagem multirreferencial na perspectiva de uma bricolagem metodológica. Neste texto são apresentadas as reflexões de alguns estudiosos da área que ressaltam a relevância das viagens na transformação do sujeito, ressaltando o papel fundamental das viagens nas Investigações, as de caráter científico e as de si próprio. Essas reflexões conduzem, por meio de uma “história de curiosidade”, à percepção da evolução histórica da sistematização e organização das viagens de (re)conhecimento durante os séculos anteriores, especialmente dos séculos XVI ao XIX, que promoveram a constituição da metodologia das ciências sociais como a conhecemos atualmente no século XXI. Além desse caráter científico, as viagens tem um papel considerável, talvez mesmo imprescindível, em aspectos mais sutis e profundos para cada ser humano.O comportamento dos sujeitos, mediante a confrontação com outros sujeitos, povos, culturas e lugares pode ser colocado em questionamento e, assim, contribuir para uma transformação de si, por meio de atitudes refletidas que permitam um comportamento sustentável.