Turismo, educação e acolhimento de qualidade
Resumo
A análise da influência do contexto sócio-histórico-cultural regional; das representações sociais que se referem ao ser servil, ao estar a serviço de... e sobre o estrangeiro/turista, construídas na mentalidade dos sujeitos e da Educação em Turismo, na qualidade do Acolhimento ao Turista. O delineamento da pesquisa foi feito segundo a metodologia descritivo-explicativa. A coleta dos dados foi processada por meio de instrumentos quali-quantitativos destinados à observação direta, ao registo dos depoimentos orais e à pesquisa documental. Os dados obtidos foram organizados, tabulados, analisados e interpretados à luz da técnica de Análise de Conteúdo. Verificamos no contexto sócio-histórico-cultural representações sociais que impregnam a mentalidade local no que se refere à construção da ideia do turista como hostis para estabelecer a relação destas representações com a qualidade do acolhimento. Os resultados apontam para uma inadequação afetivo-cognitiva dos sujeitos na sua atividade profissional fruto da sua formação sócio-histórico-cultural e de lacunas na sua Educação Básica e Profissional. Apontamos algumas recomendações e propostas educacionais que conscientizem os sujeitos sobre esses aspectos e que, se implementadas, poderão transformar o paradigma vigente encontrado do turista tido e tratado como hostis devendo passar a ser considerado como hospes.