Preditores e mediadores da satisfação e fidelização no destino turístico: um modelo cognitivo integrado
Resumo
A influência da satisfação, qualidade percebida e imagem na fidelização parecem constituir consensona literatura como fontes na fundamentação teórica para descrever as relações causais destes constructos e das suasdimensões para a formulação de um modelo conceptual.Este artigo tem como objectivo principal apresentar um modelo cognitivo integrado, para a compreensão da fidelizaçãoao destino de viagem, através da análise das evidências teóricas sobre as relações causais estabelecidas entre preditorese mediadores da satisfação global, imagem e da fidelização no destino turistico. Para o efeito, elaborou-se uma revisãoexaustiva da literatura sobre os vários constructos relacionados com a problemática, cujos contributos sustentaram onosso modelo conceptual. A elaboração do nosso modelo integra e expande o modelo de fidelização ao destino de Chie Qu (2008) e o modelo de satisfação de Huang e Chiu (2006). Com base nos aspectos comuns destes dois modelos,propomos integrar, num modelo global de análise, os mecanismos que podem conduzir à satisfação e à fidelização dedestinos turísticos, procurando, assim, formular em que medida os constructos cognitivos e afectivos contribuem de formacomplementar na predição e mediação da fidelização.