Morfologia urbana do plano piloto de brasília e a sua imagem para o turista
Resumo
A relação entre sociedade e espaço, assim como a dinâmica imposta por tal relacionamento, tem sido alvo de profundas transformações e da mesma forma, os estudos vem acompanhando tal mudança. O presente artigo tem como objetivo analisar como a relação entre a sociedade e território constrói a imagem da cidade, entendida como um fator de influência na configuração de um destino turístico. O foco de estudo centrou-se no Plano Piloto de Brasília, que para a sua realização foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e organização dos dados secundários pesquisados em dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos, de acordo com os três eixos temáticos do projeto: a contextualização social, os elementos morfológicos e a imagem da cidade; trabalhos de campo e entrevistas com visitantes com aplicação da metodologia de leitura dos elementos morfológicos de Lynch (1997) e Panerai (1983); confirmar os dados; mapeamentos e confecção de tabelas para ilustrar e confirmar os resultados obtidos. Como resultados, foi possível entender o papel de sua morfologia no discurso do visitante, através de características destacadas como: grandes distâncias, monumentalidade, cidade dispersa, espaços verdes, organização e setorização. Em síntese, a imagem do Plano Piloto de Brasília a partir dos turistas é de uma cidade conceitual com grandes riquezas a serem observadas, na qual a atratividade está na arquitetura e no urbanismo. Ainda percebeu-se que por mais que tenha sido reconhecida a forma da cidade como fator de atratividade, fica claro a necessidade de estender a discussão sobre a forma da cidade inserida às necessidades turísticas como a sociabilidade de seu ambiente.