As redes em turismo cultural: um olhar sobre a relação entre turismo e cultura

  • Inês Claúdia Rijo de Carvalho Universidade de Aveiro
  • Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, Cultura, Turismo Cultural, Redes

Resumo

Este artigo pretende avaliar o modo como alguns agentes do Turismo e da Cultura em Sintra encaram a sua integração numa rede de negócios centrada num itinerário turístico-literário em torno da obra Os Maias de Eça de Queirós. Pretende averiguar: o grau de networking que as entidades entrevistadas estabelecem com outras entidades; a disposição dos entrevistados para integrar uma rede envolvendo stakeholders do sector público, privado e sem fins lucrativos, do Turismo e da Cultura; as potenciais vantagens e inconvenientes decorrentes desta parceria; e o modo como a relação entre Turismo e Cultura é percebida pelos entrevistados. Para tal recorreu-se a revisão de literatura, entrevistas semi-estruturadas a oito agentes do Turismo e da Cultura do sector público, privado e sem fins lucrativos em Sintra e análise de conteúdo para extrair conclusões relativamente aos dados recolhidos. Conclui-se que há uma renitência considerável por parte de agentes culturais em assumir objectivos não estritamente culturais, nomeadamente, objectivos lucrativos. No entanto, a maior parte dos entrevistados vê a sua integração num itinerário turístico-literário desta natureza como vantajosa. Por fim, são apresentadas várias sugestões para estimular a relação entre Turismo e Cultura, para que possam ser formadas redes de negócios equilibradas, que contribuam para o desenvolvimento dos destinos.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Carvalho, I. C. R. de, Baptista, M. M. R. T., & Costa, C. M. M. da. (2010). As redes em turismo cultural: um olhar sobre a relação entre turismo e cultura. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 243-252. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13625
Secção
Planeamento e Gestão