A gestão de visitantes como fonte de vantagem competitiva: uma análise exploratória das atracções em Portugal

  • Ana Maria Balbino Caldeira Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Atracções de Visitantes, Portugal, Gestão de Visitantes, Competitividade

Resumo

Num contexto global hipercompetitivo, as atracções de visitantes constituem uma área de estudo estratégica já que a sua importância para a atractividade das áreas-destino é inquestionável. Desenrolando-se no âmbito de uma dissertação de mestrado (Caldeira, 2006), a presente investigação teve em vista averiguar se as boas práticas de gestão de visitantes (GV) constituem uma fonte de vantagem competitiva, com base numa análise exploratória da oferta das atracções de visitantes em Portugal. A partir de um inquérito por questionário via postal dirigido a atracções nacionais com entrada paga, que obteve uma taxa de resposta de 80 por cento, as entidades respondentes foram agrupadas em três classes relativamente às suas práticas de GV: ‘retardatárias’, ‘intermédias’ e ‘líderes’. A par de outras técnicas estatísticas, de natureza descritiva e inferencial, utilizadas na análise dos dados, esta categorização em particular foi definida com recurso à análise factorial das correspondências múltiplas (AFCM), relativamente pouco usada em Turismo e que confirmou a valia da sua utilização. As atracções com melhores práticas em GV reportaram mais vantagens competitivas em termos de diferenciação e eficácia de custos e melhor desempenho a nível de captação e duração da estada dos visitantes, concluindo-se que, de facto, garantir a competitividade das atracções pressupõe uma adequada GV.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Caldeira, A. M. B., & Costa, C. M. M. da. (2010). A gestão de visitantes como fonte de vantagem competitiva: uma análise exploratória das atracções em Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 219-230. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13621
Secção
Planeamento e Gestão