O estado actual da orientação empreendedora e do marketing no sector termal – o caso português
Resumo
O turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos de turismo reconhecido como um dos fenómenos económicos e sociais mais relevantes da actualidade. No entanto, verifica-se que existe ainda alguma discrepância entre as estratégias desenvolvidas pelas empresas de termalismo no sentido tradicional e os complexos destinados à prevenção da saúde fora do ciclo termal. Assim, torna-se urgente estudar este sector para tentar perceber quais os factores que contribuem para este desfasamento competitivo, salientando as melhores práticas. Esta investigação tem por objectivo identificar o estado actual da orientação empreendedora e do marketing no sector termal, através da realização de um estudo comparativo do carácter empreendedor do marketing das empresas de turismo de saúde e bem-estar no território português. Pretendeu-se, assim, perceber as novas estratégias e produtos que as empresas mais competitivas estão a desenvolver para melhorar a sua prestação de serviços, reduzir custos, incrementar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos/serviços. O elo de ligação entre o marketing empreendedor e o termalismo num futuro breve poderão contribuir para mudar a gestão dos estabelecimentos termais e tentar projectar melhor o sector de turismo de saúde e bem-estar.