O estado actual da orientação empreendedora e do marketing no sector termal – o caso português

  • Vera Marina Pires Antunes Universidade da Beira Interior
  • Helena Maria Baptista Alves Universidade da Beira Interior
  • Ricardo Gouveia Rodrigues Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Turismo, Termalismo, Orientação Empreendedora, Marketing

Resumo

O turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos de turismo reconhecido como um dos fenómenos económicos e sociais mais relevantes da actualidade. No entanto, verifica-se que existe ainda alguma discrepância entre as estratégias desenvolvidas pelas empresas de termalismo no sentido tradicional e os complexos destinados à prevenção da saúde fora do ciclo termal. Assim, torna-se urgente estudar este sector para tentar perceber quais os factores que contribuem para este desfasamento competitivo, salientando as melhores práticas. Esta investigação tem por objectivo identificar o estado actual da orientação empreendedora e do marketing no sector termal, através da realização de um estudo comparativo do carácter empreendedor do marketing das empresas de turismo de saúde e bem-estar no território português. Pretendeu-se, assim, perceber as novas estratégias e produtos que as empresas mais competitivas estão a desenvolver para melhorar a sua prestação de serviços, reduzir custos, incrementar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos/serviços. O elo de ligação entre o marketing empreendedor e o termalismo num futuro breve poderão contribuir para mudar a gestão dos estabelecimentos termais e tentar projectar melhor o sector de turismo de saúde e bem-estar.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Antunes, V. M. P., Alves, H. M. B., & Rodrigues, R. G. (2010). O estado actual da orientação empreendedora e do marketing no sector termal – o caso português. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13583
Secção
Planeamento e Gestão