Hierarchical travel-market segmentation based on travel expenses. The case of San Martin de los Andes, Patagonia, Argentina

  • Raúl Valdez Université du Québec à Montréal
  • Lucia Tamagni Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires
  • Marina Zanfardini Universidad Nacional del Comahue
Palavras-chave: Segmentação do mercado turístico, Método AID (automatic interaction detection), Despesas turísticas

Resumo

A segmentação do mercado turístico pode ajudar os responsáveis pela gestão e desenvolvimento dos destinos a compreenderem melhor as necessidades dos turistas e consequentemente a direccionarem mais correctamente as suas ofertas. De forma a se identificarem os principais segmentos de mercado existentes em San Martin de los Andes, no Sul da Argentina, foi conduzido um estudo empírico, utilizando uma amostra de 276 turistas, que visitaram o local durante o Verão de 2004. Para se identificarem os principais segmentos de mercado deste destino turístico foi utilizado o método AID (Automatic Interaction Detection), considerando-se a despesa turística diária como a variável dependente. Os resultados do estudo mostraram que pode-se considerar que os segmentos designados como “Gasoleros”, “Sightseeing singles and couples”, “Active couples”, “High-income small families”, “Mid-income families” e “Low-income families” constituem a totalidade do mercado-alvo de San Martin de los Andes. Com este estudo, os gestores turísticos podem avaliar com maior precisão a procura deste destino turístico, e as conclusões deste trabalho podem, assim, contribuir para a implementação efectiva do Programa Operacional de Estratégias de Marketing, incluído no “Plano de Turismo 2003-2007”.

Publicado
2008-01-01
Como Citar
Valdez, R., Tamagni, L., & Zanfardini, M. (2008). Hierarchical travel-market segmentation based on travel expenses. The case of San Martin de los Andes, Patagonia, Argentina. Revista Turismo & Desenvolvimento, (10), 123-135. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i10.13581
Secção
Artigos