O enoturismo: nova alternativa ao turismo tradicional: um estudo de caso

  • Genoveva Millán Torre Universidade de Córdova
  • Armando Mateus Ferreira Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Tomás López-Guzmán Universidade de Córdova
Palavras-chave: Enoturismo, Desenvolvimento local, Modelos econométricos, Áreas rurais, Andaluzia

Resumo

A necessidade de se conseguir um desenvolvimento rural sustentável, que implique um respeito pelo meio ambiente e pelas culturas e tradições locais, está a motivar os diferentes órgãos de administração pública e as empresas privadas a incentivarem actividades paralelas e complementares às actividades tradicionais em zonas rurais. No presente trabalho apresentam-se os resultados principais de um estudo da introdução do enoturismo numa determinada área geográfica (a Região de Denominação de Origem Montilla-Moriles na província de Córdova - Espanha). Para tal, foi realizada uma revisão da literatura científica no campo do enoturismo. De seguida, realizou-se uma análise socio-económica
da área geográfica objecto do estudo, com a apresentação da metodologia do estudo econométrico realizado, baseado na oferta e procura da actividade turística, e os resultados principais do mesmo, cujo trabalho de campo se desenvolveu no segundo trimestre de 2006. Juntamente com os resultados, são apresentadas novas linhas de investigação possíveis.

Publicado
2008-01-01
Como Citar
Torre, G. M., Ferreira, A. M., & López-Guzmán, T. (2008). O enoturismo: nova alternativa ao turismo tradicional: um estudo de caso. Revista Turismo & Desenvolvimento, (10), 85-95. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i10.13569
Secção
Artigos