A gestão da qualidade em serviço hoteleiro: como se actualizam as estruturas sociais

  • Alfredo Henriques Pereira Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
  • Ivo Domingues Universidade do Minho
Palavras-chave: Interacção Social, Sistema de Gestão da Qualidade, Teoria da Estruturação, Turismo

Resumo

Este artigo resulta da análise sociológica da qualidade de um hotel instalado em Cabo Verde. Para organizar o olhar analítico, adoptámos um sistema de análise que combina o modelo burocrático, que focaliza a organização formal e as práticas reprodutivas, com o modelo anárquico organizado, que focaliza a organização informal e as práticas criativas, articulados pela teoria da estruturação, que permite focalizar os processos de construção social das organizações. A gestão da qualidade é aqui vista como sistema de práticas que diariamente acontecem em zonas formais e informais, actualizadas na dualidade da estrutura.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Pereira, A. H., & Domingues, I. (2010). A gestão da qualidade em serviço hoteleiro: como se actualizam as estruturas sociais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 127-136. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13567
Secção
Economia e Negócios