O interface empresas-estado do turismo português, numa perspectiva sistémica

  • Manuel Brazinha Firmino Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Segmentos de mercado, Vantagens competitivas do destino, Condições do ambiente externo, Estratégias empresariais, Política de turismo

Resumo

O presente trabalho tem por objectivo preencher uma lacuna que existe em Portugal no domínio das estratégias das empresas do sector do turismo e na relação destas empresas com o Estado. Existem problemas e desfasamentos entre as estratégias empresariais e a política de turismo protagonizada pelos sucessivos governos, em Portugal.
Após a revisão bibliográfica foi possível construir e deduzir um modelo teórico, e deste modelo, resultou a formulação de 7 hipóteses teóricas e a elaboração do inquérito por questionário.
Foram recolhidos 415 questionários, os quais foram preenchidos pelos principais empresários e gestores das empresas do sector do turismo português. Na etapa seguinte, os principais elementos da amostra, forneceram os seus relatórios e contas. O confronto entre as hipóteses teóricas e os resultados obtidos no trabalho empírico permitiu identificar a relação existente entre variáveis, entre factores, entre variáveis e factores e propor às empresas e aos poderes públicos uma nova abordagem. Finalmente, são sugeridas uma série de implicações para a gestão estratégica dos destinos turísticos, envolvendo as empresas e as Organizações Nacionais de Turismo.

Publicado
2008-01-01
Como Citar
Firmino, M. B. (2008). O interface empresas-estado do turismo português, numa perspectiva sistémica. Revista Turismo & Desenvolvimento, (10), 41-56. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i10.13559
Secção
Artigos