Diversidade no mercado turístico da região centro de Portugal: identificação dos segmentos de maior valor económico em termos de actividades turísticas praticadas

  • Celeste Aguiar Eusébio Universidade de Aveiro
  • Eduardo Anselmo Castro Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Região centro de portugal, Actividades turísticas praticadas pelos visitantes, Segmentação, Comportamento de consumo, Comportamento de viagem

Resumo

O objectivo deste estudo consiste em segmentar os visitantes da Região Centro de Portugal tendo como base as actividades turísticas que praticam durante a sua estada neste destino turístico e identificar as diferenças existentes entre os segmentos identificados em termos de perfil sócio-demográfico, comportamentos de viagem e de consumo. Para concretizar este objectivo aplicou-se uma análise de cluster hierárquica a uma amostra de 2.876 questionários aplicados aos visitantes da Região Centro, durante o ano de 2003 e, posteriormente, testes do Qui-quadrado e Análise de Variância (ANOVA) para identificar as diferenças entre os segmentos identificados.
Os resultados obtidos permitem identificar cinco segmentos com características distintas (visitantes de recreio e de desporto, visitantes de natureza, visitantes de saúde, visitantes de negócios e visitantes culturais). Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de perfil sócio-demográfico, comportamento de viagem e comportamento de consumo. Estes resultados revelam-se de grande utilidade para os responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento turístico identificarem os segmentos de maior valor económico para o destino Região Centro.
Publicado
2008-01-01
Como Citar
Eusébio, C. A., Castro, E. A., & Costa, C. (2008). Diversidade no mercado turístico da região centro de Portugal: identificação dos segmentos de maior valor económico em termos de actividades turísticas praticadas. Revista Turismo & Desenvolvimento, (10), 9-24. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i10.13555
Secção
Artigos