A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
Resumo
O objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local.