Estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros da região de turismo da Serra da Estrela: aplicação da metodologia dos grupos estratégicos

  • Cristina Maria dos Santos Estevão Universidade da Beira Interior
  • João José Matos Ferreira Universidade da Beira Interior
  • Vítor Braga Instituto Politécnico do Porto
Palavras-chave: Estratégia, Grupos Estratégicos, Estabelecimentos Hoteleiros

Resumo

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) dotada de impares condições paisagísticas, de recursos naturais únicos, repleta de cultura e historia, tornou-se uma região de lazer e de recreio muito apetecida. Observando o papel estratégico crucial que a actividade hoteleira detém na região e verificada a escassez de estudos de acompanhamento do desenvolvimento da actividade, visa a presente investigação contribuir para conhecer a realidade dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Assim, pretende-se analisar os tipos de estratégias que estão a ser adoptadas na região, por este tipo de empresas, e identificar a existência de grupos estratégicos. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. As análises efectuadas permitiram concluir que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas e detectar ainda a existência de diferentes grupos estratégicos, no qual utilizam estratégias competitivas similares. Deste processo resultou também, que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Estevão, C. M. dos S., Ferreira, J. J. M., & Braga, V. (2010). Estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros da região de turismo da Serra da Estrela: aplicação da metodologia dos grupos estratégicos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 75-86. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13539
Secção
Economia e Negócios