Relações de cooperação de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do turismo: um estudo em Jericoacoara, Delta do Parnaiba e Lençóis Maranhenses (Brasil)

  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília
  • Elimar Pinheiro do Nascimento Universidade de Brasília
Palavras-chave: Cooperação, Micro e Pequenas Empresas (MPE), Turismo, Costa Norte, Brasil

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as principais ações de cooperação das quais MPE do turismo participam e suas razões de ocorrência em três destinos turísticos brasileiros que compõem um roteiro integrado conhecido como Costa Norte. Na  metodologia utilizou-se a combinação de duas etapas. A primeira é qualitativa, com 53 entrevistas semiestruturadas, enquanto a segunda é um survey com uso de questionários estruturados aplicados com 213 respondentes. As ações conjuntas mais recorrentes são a) a indicação de outras empresas locais e b) as parcerias no âmbito da Rota das Emoções, coincidentes nas três localidades. As razões mais frequentes para cooperar foram a melhoria dos serviços e a atração de mais turistas. Por outro lado, a diminuição dos custos empresariais e a realização pessoal foram as razões menos mencionadas. Conclui-se que as ações conjuntas têm possibilidades distintas de apropriação para cada setor. Além disso, há indícios de que o momento do ciclo de vida de cada destino e as razões que motivam as MPE do turismo a cooperarem guardem relação entre si.

 

Publicado
2010-01-01
Como Citar
Costa, H. A., & Nascimento, E. P. do. (2010). Relações de cooperação de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do turismo: um estudo em Jericoacoara, Delta do Parnaiba e Lençóis Maranhenses (Brasil). Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 65-74. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13529
Secção
Economia e Negócios