O turismo enquanto agente de transformação sócio-espacial: O caso de Goa

  • Zélia Breda Universidade de Aveiro
  • Carlos Costa Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo, Desenvolvimento, Políticas Públicas, Impactes, Goa

Resumo

O turismo em Goa, enquanto actividade económica, encontra as suas origens na década de 1960, quando hippies ocidentais descobriram as suas praias inexploradas, a sua atmosfera descontraída e rural, e drogas facilmente acessíveis a baixo custo. Contudo, a natureza letárgica de Goa só começou a mudar em meados dos anos 1980, com o estabelecimento de voos charter, introduzindo no território um novo tipo de turismo. A promoção e comercialização de Goa como um importante destino turístico internacional resultaram num número de visitantes muito superior ao número de residentes locais, excedendo a capacidade de carga do território. Ao mesmo tempo que Goa sofre os impactes destas grandes mudanças, continua a ser fortemente promovida como um paraíso turístico. Deste modo, o território enfrenta o desafio de tentar equilibrar as vantagens económicas do turismo com as questões ambientais e a mudança inevitável do seu tecido sociocultural. Este artigo procura apresentar e discutir o desenvolvimento de Goa enquanto destino turístico, examinando os impactes socioculturais, económicos e ambientais provocados por esse desenvolvimento.  
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Breda, Z., & Costa, C. (2010). O turismo enquanto agente de transformação sócio-espacial: O caso de Goa. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(13/14), 27-39. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i13/14.13521
Secção
Impactes